segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mudanças na escola

Serra anuncia mais de 9 mil vagas para cursos técnicos
Acordo vai permitir a instalação de cursos em salas de escolas estaduais e CEUs da capital
Ciete Silvério
Serra anunciou 9 mil vagas em cursos técnicos que funcionarão em salas de escolas estaduais de todo o Estado e nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital.
O Governador José Serra anunciou nesta terça-feira, 26, o convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria Estadual da Educação e a Prefeitura de São Paulo, para abrir 9.265 novas vagas de cursos técnicos em salas de escolas estaduais de todo o Estado e nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital. Com a iniciativa, o governo do Estado garante aos jovens novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos, de qualidade comprovada."Ensino técnico é o ensino que gera emprego. A ênfase neste tipo de ensino é a coisa mais certa que nós poderíamos estar fazendo. Em primeiro lugar por dar oportunidade de emprego para os jovens. Em segundo, porque melhora o aproveitamento dos alunos das Etecs que também cursam o ensino médio e vice-versa. Em terceiro, porque contribui com o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil. Por isso é que temos o maior plano de expansão do ensino técnico do país", afirmou Serra.
Os cursos funcionarão no regime de classes descentralizadas, ou seja, em vez de construir uma nova escola técnica, criam-se turmas aproveitando a infra-estrutura já existente. Cada escola estadual ou CEU trabalhará em conjunto com a Etec (Escola Técnica) mais próxima, que será responsável pelos cursos. Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões no projeto. "Vamos aproveitar instalações em toda a parte", disse o governador.
No segundo semestre de 2009, serão oferecidas 6.520 vagas. O vestibulinho para o preenchimento dessas vagas será aberto no próximo dia 5 de junho. Outras 2.145 vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2010 (veja tabela abaixo). "Hoje, o governador José Serra dá sequência à criação de mais vagas no ensino técnico no Estado de São Paulo. É extraordinário. É um avanço muito grande na oferta de cursos de formação profissional. Ao lado dessa iniciativa, a prefeitura tem parceria com o governo do Estado em diversas outras ações que melhoram a qualidade do ensino público", disse Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo.
Receberão o programa escolas de 55 cidades paulistas, incluindo a capital. "Este programa de ampliação de vagas do ensino técnico é um belo exemplo de gestão compartilhada e de integração. Sem construir nenhum prédio, serão 9 mil vagas a mais.", afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento, pasta a qual o Centro Paula Souza está vinculado, Geraldo Alckmin.
Serão inicialmente 12 cursos: Administração, Logística, Contabilidade, Secretariado, Marketing, Comércio, Jurídico, Seguros, Serviços Imobiliários, Informática, Informática para Internet e Redes de Computadores. Outros cursos serão incluídos no próximo ano, quando também devem ser oferecidas vagas em mais 8 CEUs. "Os cursos são voltados para a área de serviços, com foco em gestão de negócios e também em informação e comunicação", explicou Alckmin.
O uso de salas das escolas estaduais e CEUs faz parte do Plano de Expansão do Ensino Técnico, que até 2010 vai aumentar em 100 mil a quantidade de matrículas no ensino técnico. completou "Em 2 anos e meio nós atingimos quase 75% da meta que propusemos para o ensino técnico", informou o governador.
Desde 2007, as Etecs abriram cerca de 40 mil novas vagas. O objetivo é ampliar as chances de quem ingressa no mercado de trabalho. Pesquisa anual do Centro Paula Souza indica que 85% dos egressos de cursos técnicos têm vínculo empregatício, ou seja, depois de um ano de formados, quatro em cada cinco alunos estão trabalhando. "O ensino profissional é complementar ao ensino regular e deve ser oferecido por instituições especializadas e é isso que nós estamos fazendo aqui", afirmou o secretário estadual da Educação, Paulo Renato Souza.As Etecs, que vão coordenar os cursos, estão entre as melhores escolas do país, conforme comprovou, pelo quarto ano seguido, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. Entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Etecs. A Escola Técnica de São Paulo foi a 15ª melhor do Estado de São Paulo, entre públicas e privadas. Entre as estaduais, foi a primeira. No ranking nacional, foi a 2ª entre as estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário