terça-feira, 24 de novembro de 2009

Redação Português -Fernanda

Tema 1
(Mackenzie/2009) Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.
Texto I
Natural é ter um trabalho, um salário, um emprego
Nome confiável, respeito na praça
Mas, afinal, o que é felicidade?
É sossego
Nesse mundo pequeno de tempo e espaço
Nando Reis e Samuel Rosa
Texto II
Se a felicidade fosse convertida em projeto, ela seria igualmente convertida em insatisfação interminável: jamais estaremos onde queremos estar; jamais seremos o que queremos ser; jamais teremos o que queremos ter. A felicidade moderna converteu-se numa vigília permanente: a vigília de Homens insatisfeitos; de Homens esmagados pelos seus próprios idéias de felicidade e perfeição.
Adaptação de João Pereira Coutinho
Texto III
Eu lamento te informar, mas este modelo de felicidade que lhe ensinaram desde criança e que costuma aparecer em filmes e novelas não existe. Mas é importante que você seja educado acreditando que este modelo é real e existe e que vale a pena perseguir ele. Por isso este modelo de felicidade se faz tão presente nos comerciais da TV, no cinema e nas novelas.
www.rebelado.com
Texto IV
A felicidade não é apenas um conceito vago, mas algo tangível e resultante de atividade cerebral que pode ser vista, medida e até induzida, de acordo com neurologistas. Assim, é possível que pesquisadores possam um dia encontrar formas de ajudar a induzir o estado de felicidade, que deixará de ser uma busca filosófica para converter em busca farmacológica.
Adaptado da BBC Brasil






Tema 2
(Mackenzie /2008) Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos.
Texto I
As penas alternativas [...] não deixam no condenado o estigma de ex- presidiário, talvez o maior mal que o Estado possa causar à pessoa, pela marca indelével que essa qualidade deixa, cerrando-lhe as oportunidades em todos os setores sociais. A prestação de serviços à comunidade foi, em nosso entendimento, o maior exemplo de evolução do direito penal moderno, porque, ao mesmo tempo em que pune a transgressão praticada, artísticas as quais serão, certamente, aproveitadas após o cumprimento da sanção, retirando da senda do crime o infrator, levando-o ao exercício consciente da cidadania.
Marcus Valério Guimarães de Souza
Texto II
Quando um ex-ministro a direção de seu carro, atropelou e matou um operário, que trafegava de bicicleta pelo acostamento, um juiz de Brasília entendeu que o puniria exemplarmente impondo-lhe o pagamento de algumas centenas de cestas básicas. Na visão desse juiz, matar a fome de cem famílias durante um mês compensa a vida de um homem. Estranha lógica. O subjetivismo da pena alternativa permite que, em alguns casos, talvez na maioria, na maioria, ela seja vista, com razão, como um disfarce para a impunidade. E em todos os casos fica para a sociedade a idéia de que a cadeia é só para os podres.
Adaptado de www. Jornaldedebates.ig.com.br
Texto III
Parte do Judiciário – e também do Ministro Público – acha que a pena alternativa estimula a impunidade.
Vera Muller
Texto IV
Para conceder liberdade provisória a três jovens detidos sob a acusação de praticar crimes pela internet, um juiz federal do Rio Grande do Norte determinou uma condição inédita: que os rapazes leiam e resumam, a cada três meses, dois clássicos de literatura.
http:// fórum. outerspace.com.br
Instruções:
*O texto deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas (em folhas separado, à caneta.)
* Apenas UM tema deverá ser escolhido e desenvolvido .
*Qualquer tipo de cópia punida com nota ZERO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário